
Sobre o projeto interlocuções:
Trata-se de proposta de ação de extensão de fluxo contínuo, na modalidade de Projeto. Abrange a área temática da cultura, com foco na grande área de Linguística Letras e Artes em diálogo com as Ciências Humanas. O tempo de duração do projeto será de aproximadamente 09 meses e prevê o desenvolvimento de ações em espaços de trânsito da Universidade, tais como rampas; corredores, quiosques e pátios. As ações terão um enfoque no teatro, na literatura, na filosofia e na educação.
Considera-se para esta proposta a perspectiva teórica que apresenta como potência a produção de saberes nas margens, nos desvios, nos cruzamentos entre quem "ensina" e quem aprende. Buscam-se os processos que favoreçam a horizontalidade dos diálogos pedagógicos e a valorização dos processos que se constituem nos planos da “invisibilidade”. Destacam-se para tanto, a presença, o encontro e a qualificação dos discursos da comunidade externa e interna à Universidade que ocupam os diversos lugares na sociedade. Preocupa-se justamente com o “não dito”, com os processos de singularização que se engendram nos espaços micropolíticos.
Tais aspectos se mostram inúmeras vezes na forma de grupos marginalizados na universidade e também na sociedade. Apresentam características e comportamentos que não “cabem” nos espaços formais de produção de conhecimento, sejam nas salas de aula ou mesmo em oficinas e laboratórios. O público alvo deste projeto não se define num perfil fechado de indivíduos, todavia abarca a todos que quiserem participar das ações estético pedagógicas independente do segmento a qual pertençam, ou seja, discentes, docentes , funcionários e pessoas da comunidade externa que se interessem em participar das ações propostas. A finalidade dessas ações correspondem à necessidade da criação de outras práticas diferenciadas de produção de saber, que possam incluir a maior parte das pessoas interessadas nos processos de formação de si e do outro por meio do teatro e das artes em geral.
Os encontros ocorrem todas as quartas -feiras ás 10 horas no Campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre/ UFAC.
Andréa Favilla Lobo
Professora do Curso de Teatro
Coordenadora do projeto Interlocuções
foto: Jailane
